Papa Francisco afirma que Europa precisa de um líder

Pontífice criticou o continente por 'não levar a sério' a promessa de evitar novas guerras

08/12/2016 - 12:00 hs

Papa Francisco afirma que Europa precisa de um líder
Papa Francisco afirma que Europa precisa de um líder

Em entrevista ao um semanário do Vaticano nesta quarta-feira (7), o papa Francisco assegurou que a Europa “precisa de um líder”. Também reclamou da maneira como alguns países tratam a crise humanitária que levou milhões de imigrantes ao continente, ressaltando que são necessárias mais políticas públicas para cuidarem dos membros necessitados da comunidade europeia.

“Aquela frase ‘guerra nunca mais’”, anunciada após a Primeira Guerra Mundial “foi algo que a Europa disse com sinceridade, tínhamos líderes como Schumann, De Gasperi, Adenauer… Mas hoje em dia nos faltam líderes. A Europa precisa de um líder, um líder que nos leve adiante”, asseverou o pontífice de acordo com a agência Ansa.

Francisco lembrou que essa é a terceira vez que se dirige à toda a Europa em uma declaração oficial. “Acredito que não levaram a sério o lema ‘guerra nunca mais’, porque, depois da Primeira [guerra], teve a Segunda, e agora esta Terceira que estamos vivendo, aos pouquinhos.  Estamos em guerra. O mundo já está fazendo a Terceira Guerra Mundial: Ucrânia, Oriente Médio, África, Iêmen… isso é muito grave”, lembrou.

O líder maior dos mais de um bilhão de católicos do mundo acredita que a motivação para essas guerras é o ganho econômico de poucos. “Na história da humanidade, quando um Estado via que seu orçamento não andava bem, fazia uma guerra e reequilibrava as próprias contas. É um modo mais fácil de produzir riqueza, mas o preço é muito alto: o sangue.”

Argumentou ainda que a prioridade agora deveria ser olhar para os cidadãos mais necessitados, e olhar para os milhões de refugiados que vivem no continente.

 

Fonte:Gospel Prime